quinta-feira, 27 de maio de 2010

Costumes, Festas e Danças

   A vida de um antigo romano é marcada por vários festivais e cerimônias, como por exemplo nascimento, casamento e morte. O aniversário do imperador era feriado nacional.

Sobre o Nascimento
   Quando um bebê nascia, ele era banhado por sua ama(quem cuidava do bebê) e depois colocado aos pés de seu pai. Quando o pai segura a criança nos braços, é porque ele aceitou a responsabilidade de criá-lo. Se o bebê é rejeitado por motivos como ser deformado ou fraco, ele é abandonado para morrer.

Sobre o casamento
   As meninas costumavam se casar com 13 ou 14 anos, já os meninos um pouco mais tarde.
O anel da noiva era bem simples, para simbolizar a pureza. Na véspera do casamento, a noiva oferecia seus brinquedos para os deuses da família. No casamento, o casal se senta enquanto é lido e selado o contrato do casamento. Durante o dia todo a cerimônia muda de local, e no fim, o noivo carrega a noiva pela soleira de sua casa e a entrega uma tocha acesa e água como símbolos de pureza.

Sobre a morte
   Quando alguém morria, agentes funerários preparavam o corpo para seu sepultamento, o vestem com uma toga e colocam símbolos de cargo público ao redor e por fim levam o corpo até o sepultamento.

Informações baseadas no livro: "Como Seria Sua Vida na Roma Antiga?"


Ass.: Marcelo

2 comentários:

  1. eu preciso muito de ajuda para a semana cultural no colegio, ficamos com a roma e precisamos fazer uma peça sobre a dança em roma, já ensaiamos, mas o que ensaiamos é muito imoral, homem e a mulher deitados sem roupas. obrigada por me ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe o q eu acho q vc deveria fazer? Ficar peladão mesmoo!!! kkk tô brincando. Faz o melhor de sii ctz vc vai se dar bem. Confia em sii e nao vai ter pra ninguem.

      Excluir