quinta-feira, 27 de maio de 2010

Política

Durante a história da Roma Antiga, sua política foi dividida em três partes: 
-Monarquia(753 a.C.-509a.C.); 
-República(509 a.C.-27 a.C.);
-Império(27 a.C.-476d.C).

Monarquia  

  Na Monarquia, quem governava a civilização romana eram os Reis. Eles tinham funções executivas, judiciais e religiosas. Na área legislativa seus poderes eram limitados, pois as leis que ele apresentava tinham que passar pela aprovação de outros órgãos da política.
   A sociedade romana era formada basicamente por classes:
-Patrícios: Os cidadãos mais ricos de Roma, que tinham mais terras, gados e escravos;
-Plebeus: A maior parte da população. Os plebeus eram os imigrantes que vieram das conquistas de Roma. Suas famílias não eram legalmente reconhecidas, por isso, não podiam participar de cargos públicos;
-Clientes: Esta classe é formada por estrangeiros e plebeus, que trabalham para os patrícios em troca de ajuda econômica e proteção social;
-Escravos: eram os derrotados das guerras contra Roma. Seu Senhor tinha poder tamanho sobre o escravo ao ponto de decidir sua vida e morte.
   Roma estava progredindo muito, mas no reinado de Tarquínio, ele tomou decisões que ajudassem os plebeus. Não apoiando essas leis, os patrícios expulsaram o rei e estabeleceram a república.

República

   Como a realeza não mais existia, o Senado se tornou o órgão máximo na política romana.
   O Cônsul e o Pretor eram as pessoas que governavam Roma. Os patrícios eram os que elegiam todo ano os líderes de Roma. Cônsul era aquele que propunha as leis, presidiam o Senado e as Assembleias. Já o Pretor era quem administrava a justiça.
   A república contribuiu para o aumento da plebe(ela era fundamental para a formação dos exércitos). Mas por ser muito explorada, a plebe parou de servir o exército, o que desfalcou o poder militar de Roma. Somente com mais de um século a plebe voltou a trabalhar para o exército, mas somente por causa de privilégios que tudo voltou a ser como era antes.
   Os romanos estavam conquistando muitos territórios e muito rápido. Depois de tantas conquistas o estilo de vida em Roma passou a ser luxuoso e requintado para alguns patrícios, mas somente para eles, pois muitos plebeus empobreceram, e com isso aumentaram o número de mendigos. Assim começou a crise na república romana.
   Tibério e Caio Graco propuseram reformas vendo a situação que Roma estava, mas no fim Tibério foi assassinado e Caio Graco suicidou-se para fugir da perseguição.

De República à Império

   Ninguém se submetia a ninguém, haviam confrontos até mesmo entre os próprios generais. Depois de uma grande disputa pelo poder, Júlio César tornou-se o único governante de Roma, com um ótimos exércitos. Governou até sua morte 44 a.C.
   Em Roma, Otávio se tornou com o apoio do povo o Grande Senhor de Roma.

Império

   Otávio acumulou poder títulos, e com isso começou a ser chamado de Otávio Augusto, pois Augusto significa divino, majestoso.
   Otávio formou um império onde não mais existia problemas, onde tudo foi resolvido e melhorado.
  Quando ele morreu em 14 d.C. Roma passou pelas dinastias:"Júlio - Claudiana, a dos Flávios, dos Antoninos e por último a dos Severos". As dinastias desestruturam o governo de Roma, mas tudo realmente piorou com Tibério, que tentou até mesmo por fogo em Roma.
   "O imperador Teodósio em 395 d.C. tentou reverter a situação e dividiu o império em dois: império romano do Oriente- cuja a capital era em Constantinopla; e império romano do Ocidente – com capital em Roma. O resultado não foi o esperado e em 476 d.C.,Rômulo Augusto, último imperador do Ocidente foi derrotado pelo líder germânico Odoacro.

Era o fim do império romano."

Informações baseadas no site: http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/adrienearaujo/historia004.asp

Ass.: Marcelo

Um comentário:

  1. esse trabalho de vcs me ajudaram no meu trbalho escolar parbéns

    ResponderExcluir