quinta-feira, 27 de maio de 2010

Introdução

   Nós, Israel, Lucas, Isabelle, Marcelo criamos esse blog como meio de debate e comunicação para que não só nós, mas vocês leitores também possam aprender junto conosco sobre a vida da Roma Antiga.
Bom aprendizado!

Localização da Roma Antiga

   Roma dominava as terras que circundam o Mar Mediterrâneo, conhecido pelos romanos como Mar Nostrum, nosso mar. O império romano teve sua maior extensão no périodo do imperador trajano 198-117 a.C. No seu apogeu, o império romano incluia cerca de 30 países atuais e tinha cerca de 50 milhões de pessoas vivendo dentro de suas fronteiras.

Informações baseadas no livro: "Como Seria Sua Vida na Roma Antiga?"

Comércio

Costumes, Festas e Danças

   A vida de um antigo romano é marcada por vários festivais e cerimônias, como por exemplo nascimento, casamento e morte. O aniversário do imperador era feriado nacional.

Sobre o Nascimento
   Quando um bebê nascia, ele era banhado por sua ama(quem cuidava do bebê) e depois colocado aos pés de seu pai. Quando o pai segura a criança nos braços, é porque ele aceitou a responsabilidade de criá-lo. Se o bebê é rejeitado por motivos como ser deformado ou fraco, ele é abandonado para morrer.

Sobre o casamento
   As meninas costumavam se casar com 13 ou 14 anos, já os meninos um pouco mais tarde.
O anel da noiva era bem simples, para simbolizar a pureza. Na véspera do casamento, a noiva oferecia seus brinquedos para os deuses da família. No casamento, o casal se senta enquanto é lido e selado o contrato do casamento. Durante o dia todo a cerimônia muda de local, e no fim, o noivo carrega a noiva pela soleira de sua casa e a entrega uma tocha acesa e água como símbolos de pureza.

Sobre a morte
   Quando alguém morria, agentes funerários preparavam o corpo para seu sepultamento, o vestem com uma toga e colocam símbolos de cargo público ao redor e por fim levam o corpo até o sepultamento.

Informações baseadas no livro: "Como Seria Sua Vida na Roma Antiga?"


Ass.: Marcelo

Culinária

   O que hoje é para nós comida italiana: massa, tomate, pimentões vermelhos, não seriam ingredientes conhecidos por você se fosse um antigo romano. Pão, azeitona, azeite e queijo seriam os alimentos corretos para a sua dieta. Os pobres ganhavam pães gratuitamente, pois a quantidade de cereais que era importado do Egito era grande. O chá e o café não existiam, por isso você teria que beber vinho ou água. Famílias ricas são as que tinham cozinha e escravos para preparar as suas refeições. Já os pobres, têm que comer coisas simples como pão e outras coisas, ou teriam que comprar comida. Ricos ou pobres, as pessoas comiam com os dedos ou com os talheres.

Informações baseadas no livro: “Como Seria Sua Vida na Roma Antiga?” 

Política

Durante a história da Roma Antiga, sua política foi dividida em três partes: 
-Monarquia(753 a.C.-509a.C.); 
-República(509 a.C.-27 a.C.);
-Império(27 a.C.-476d.C).

Monarquia  

  Na Monarquia, quem governava a civilização romana eram os Reis. Eles tinham funções executivas, judiciais e religiosas. Na área legislativa seus poderes eram limitados, pois as leis que ele apresentava tinham que passar pela aprovação de outros órgãos da política.
   A sociedade romana era formada basicamente por classes:
-Patrícios: Os cidadãos mais ricos de Roma, que tinham mais terras, gados e escravos;
-Plebeus: A maior parte da população. Os plebeus eram os imigrantes que vieram das conquistas de Roma. Suas famílias não eram legalmente reconhecidas, por isso, não podiam participar de cargos públicos;
-Clientes: Esta classe é formada por estrangeiros e plebeus, que trabalham para os patrícios em troca de ajuda econômica e proteção social;
-Escravos: eram os derrotados das guerras contra Roma. Seu Senhor tinha poder tamanho sobre o escravo ao ponto de decidir sua vida e morte.
   Roma estava progredindo muito, mas no reinado de Tarquínio, ele tomou decisões que ajudassem os plebeus. Não apoiando essas leis, os patrícios expulsaram o rei e estabeleceram a república.

República

   Como a realeza não mais existia, o Senado se tornou o órgão máximo na política romana.
   O Cônsul e o Pretor eram as pessoas que governavam Roma. Os patrícios eram os que elegiam todo ano os líderes de Roma. Cônsul era aquele que propunha as leis, presidiam o Senado e as Assembleias. Já o Pretor era quem administrava a justiça.
   A república contribuiu para o aumento da plebe(ela era fundamental para a formação dos exércitos). Mas por ser muito explorada, a plebe parou de servir o exército, o que desfalcou o poder militar de Roma. Somente com mais de um século a plebe voltou a trabalhar para o exército, mas somente por causa de privilégios que tudo voltou a ser como era antes.
   Os romanos estavam conquistando muitos territórios e muito rápido. Depois de tantas conquistas o estilo de vida em Roma passou a ser luxuoso e requintado para alguns patrícios, mas somente para eles, pois muitos plebeus empobreceram, e com isso aumentaram o número de mendigos. Assim começou a crise na república romana.
   Tibério e Caio Graco propuseram reformas vendo a situação que Roma estava, mas no fim Tibério foi assassinado e Caio Graco suicidou-se para fugir da perseguição.

De República à Império

   Ninguém se submetia a ninguém, haviam confrontos até mesmo entre os próprios generais. Depois de uma grande disputa pelo poder, Júlio César tornou-se o único governante de Roma, com um ótimos exércitos. Governou até sua morte 44 a.C.
   Em Roma, Otávio se tornou com o apoio do povo o Grande Senhor de Roma.

Império

   Otávio acumulou poder títulos, e com isso começou a ser chamado de Otávio Augusto, pois Augusto significa divino, majestoso.
   Otávio formou um império onde não mais existia problemas, onde tudo foi resolvido e melhorado.
  Quando ele morreu em 14 d.C. Roma passou pelas dinastias:"Júlio - Claudiana, a dos Flávios, dos Antoninos e por último a dos Severos". As dinastias desestruturam o governo de Roma, mas tudo realmente piorou com Tibério, que tentou até mesmo por fogo em Roma.
   "O imperador Teodósio em 395 d.C. tentou reverter a situação e dividiu o império em dois: império romano do Oriente- cuja a capital era em Constantinopla; e império romano do Ocidente – com capital em Roma. O resultado não foi o esperado e em 476 d.C.,Rômulo Augusto, último imperador do Ocidente foi derrotado pelo líder germânico Odoacro.

Era o fim do império romano."

Informações baseadas no site: http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/adrienearaujo/historia004.asp

Ass.: Marcelo

Roupas usadas na Antiga Roma

   A peça de roupa mais importante na Antiga Roma era a toga. Porém você só poderia usar se fosse cidadão. Mesmo assim o tipo de toga que você usaria dependeria de detalhes como idade e classe social.
   Aos 14 anos os rapazes podiam usar a toga "uirilis" completamente branca. Meninos menores e senadores usavam togas com uma faixa púrpura. Muitas pessoas achavam a toga pesada e incômoda e preferiam usar algumas mais simples para trabalhar e dormir. As mulheres usavam túnicas por baixo de longos matos chamados "stolas". Os pobres não tem tempo e nem dinheiro para gastar com a sua beleza.

Moradia

   O tipo de casa em que você moraria depende muito se sua família é rica ou pobre.
   Na grande cidade de Roma as pessoas pobres moravam em altos blocos de apartamento muito sujos e pequenos. Roma tinha pouco espaço para as pessoas morar, eles então fizeram apartamentos mais altos. Mas foi criada uma lei limitando os 4º e 5º andar, por que corria mais risco de incêndio.
   Os andares superiores eram feito de madeira, mas como a comida e o aquecimento era feitos em baseiros de carvão, nisso tinham mais riscos de pegar fogo nos móveis de madeira.
   Os ricos tinham quartos maiores e ensolarados. Eles ficavam nos andares mais baixos e custavam mais caro. Só os ricos podiam pagar por eles.

Informação tirada do livro ''como seria sua vida na Roma Antiga?"

Ass: Lucas Natanael

Escola

   Na Roma antiga você só receberia educação se fosse de família rica. Já as meninas tinham poucas aulas e suas mães ensinavam os deveres domésticos como preparação para os casamentos. Se os pais fossem pobres, os filhos não poderiam ir a escola. Eles precisavam que você trabalhasse. Como a maioria deles você seria analfabeto.
   Na escola você estudaria do amanhecer ao meio dia. Você podia aprender a ler e escrever latim e grego. Mais tarde você estudaria sobre dramaturgos, poetas e filósofos gregos e romanos.
   Se você quisesse seguir uma carreira em política ou direito você teria um professor especial. Ele te ensinaria a escrever discursos e as formas mais persuasivas de apresentá-los.
   Para você ler um livro você tinha que enrolar e desenrolar rolos em vez de virar páginas. Nessa época não tinha impressora. Os livros tinham que ser copiados a mão por escravos gregos.

Informações tirada do livro''Como seria sua vida na Roma antiga?''

Ass: Lucas Natanael

Trabalhando

   Sua carreira dependeria inteiramente da posição que sua família ocupasse na sociedade romana. As únicas carreiras adequadas para um romano de classe alta era a política, na advocacia ou no exército. Se seus pais fossem muito pobres, eles provavelmente seriam artesãos ou comerciantes, e você também seria.
   Os escravos, é claro, tinham uma vida mais difícil. Não era tão ruim ser escravo, você poderia ser empregado, condutor ou médico particular, mas para outros escravos, a vida podia ser extremamente dura.
   As oportunidades profissionais para mulheres eram raras. Bem poucas se tornaram médicas e professoras e menor ainda era o número de sacerdotes. A maioria das mulheres não tinha outra oportunidade a não ser ficar em casa cuidando do lar.

Informações baseadas no livro: "Como Seria Sua Vida na Roma Antiga?"

Curiosidades

comemore - comemoreLista de bodas que os romanos             comemoravam.


Casamento 





Você sabia que a cerimônia de casamento nasceu na Roma antiga? Todo esse ritual da noiva se vestir especialmente para a cerimônia, veio de lá e virou uma tradição.
Foi em Roma ainda que aconteceram as primeiras uniões de direito e a liberdade da mulher casar por sua livre vontade.

Buquê
Na Grécia e na Roma antiga, o alvo preferido das solteiras não tinha apenas flores, mas também ervas e temperos. Alguns buquês eram feitos de alho para espantar os maus espíritos. As flores tinham significados próprios: a hera representava fidelidade; o lírio, a pureza; as rosas vermelhas, o amor; violetas, a modéstia; não-te-esqueças de mim, o amor verdadeiro. Flores de laranja trariam fertilidade e alegria ao casal.
Um ramo de noiva deve levar sempre mais do que uma qualidade de flores.

Ass.: Marcelo

Fonte: http://blog.afestiva.com.br/curiosidades/